Falar de novelas é algo comum no cotidiano entre muitas famílias brasileiras. Estive fazendo algumas pesquisas, e acabei parando em um site que apresenta a tradução da música “Sympathy for the Devil” (Simpatia Com o Diabo). O autor do blog comentou que essa música faz parte da trilha sonora da novela “Caminho das Índias”, procurei confirmar…
Vi que a tradução da música é muito clara em dizer que é Satanás cantando e na letra faz comentários sobre seu jogo, sua forma de agir, afirma possuir formosura e requinte.
Um trecho da letra:
E eu estava por perto quando Jesus Cristo
Teve seu momento de duvida e dor
Fiz muita questão que Pilatos
Lavasse suas mãos e selasse seu destino
Um prazer em lhe conhecer
Espero que adivinhem o meu nome
Mas o que lhes intriga
É a natureza do meu jogo
Pesquisando mais descobri que a música não faz parte da trilha sonora da novela “Caminho das Índias”, e sim da novela “Celebridade”. O que não muda muito o papel das novelas, uma vez que esses produtos (Celebridade, e Caminho das Índias) possuem a mesma fonte.
A Rede Globo apresentou um comunicado em seu site para esclarecer a situação, já que o assunto percorreu grande parte da internet.
Comunicado: música ‘Sympathy for the Devil’ em Caminho das Índias
Rede Globo comunica que a música não faz parte da trilha da novela
Ao contrário do que tem circulado em emails na Internet, a música ‘Sympathy for the Devil’ não faz parte da trilha sonora da novela das oito ‘Caminho das Índias’.
Sem que houvesse qualquer conotação religiosa, a música foi usada na novela ‘Celebridade’, como tema da vilã Laura, personagem de Claudia Abreu. Recordamos que novelas são obras de ficção e assim são compreendidas pelo público, que desde o primeiro capítulo de ‘Celebridade’ soube que Laura era uma personagem perversa e má. Desta forma, a música-tema não teve outra função senão a de reforçar as características negativas do perfil da vilã da novela de Gilberto Braga.
Reiteramos o compromisso da Rede Globo em fazer televisão para um único público, o brasileiro, sem distinções, apologias ou críticas depreciativas à religião, sexo, classe social ou raça.
Central Globo de Comunicação
“De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce”.
Tiago 3:10-12.
Não se engane em achar que o objetivo de uma novela é o entretenimento, ou aliviar o estresse depois de um dia difícil de trabalho. A arte da dramaturgia ou a ficção usada nas novelas não visa o bem estar dos telespectadores, sua mensagem nunca é puramente inocente, há sempre uma mistura perigosa de conceitos morais e de novas tendências aparentemente inocentes.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
João 5:39
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentario? bom faça-o!