11.5.14

Mãe é...


Mãe é aquela que cuida, não necessariamente aquela que carrega no ventre. Ter um filho é fácil, maioria das mulheres conseguem. O que faz uma mãe é a vontade natural e urgente de prover sustento, carinho e proteção a um pequeno ser até que ele seja capaz de “voar com as próprias asas”. Isto não é exclusividade das mulheres, você já viu aqueles pais que também são mães? 

As mães são incompreendidas. Quem nunca ouviu a famosa frase: “Me obedeça! Um dia você vai entender por que estou te pedindo isso!”. Elas aguentam rebeldia na fase conturbada de adolescência e sofrem caladas ao ver um erro sendo repetido pelo filho, por mais que ela tenha passado horas tentando convencê-lo do contrário. Aí nós, os filhos, crescemos. Neste momento, começamos a compreender tudo. Passamos então – e somente então – a concordar com o jeito que ela nos criou. 

Mãe é aquela que passa a mão na cabeça, mas que também repreende com seriedade. Aquela que ajuda construir o caráter do filho, que ensina honestidade e também a ser generoso e bondoso para com quem quase nada possui. Orienta a tratar a todos com educação , não importando classe social, raça, cor e preferência sexual. Ensina o respeito aos mais velhos, à privacidade e ao espaço do outro. 

Como diria o escritor Coelho Neto, “ser mãe é padecer no paraíso”. Elas passam noites em claro, cuidando do filho com febre, mesmo que isso resulte em olheiras e muito sono no dia seguinte. Com um sorriso no rosto, muitas vezes negando o cansaço visível, elas olham com orgulho para a gente. Nós sentimos, no fundo. Sentimos que somos amados. E retribuímos este amor, mesmo que não seja (exatamente) em palavras. 

Finalmente, vou contar o que mãe é... Mãe é tudo! Parabéns pelo dia, vocês merecem! 

____________________________________________________________


Dilza Muncinelli (Arquivo Pessoal)
Lisy e Dilza (Arquivo Pessoal)
E esta é minha mãe, dona Dilza Muncinelli, a melhor mãe do meu mundo! Ela é tudo isso e muito mais! <3